Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • SILNEI DE PADUA LOPES - PMDB
  • Vereadores
    LEGISLATURA 2017-2020
    Presidente Atual
    SILNEI DE PADUA LOPES
Data: 26/12/2018 Hora: 14:45:19
CÁSSIA DOS COQUEIROS

 

SUA HISTÓRIA

Localizada numa das regiões mais ricas do Brasil, a jovem cidade de Cássia dos Coqueiros é um dos mais promissores municípios do Estado de São Paulo. Há 47 anos, a cidade nasceu como fruto de uma história de coragem, determinação e visão de futuro de seus desbravadores.

Descoberta no final do século XVIII por expedicionários que buscavam metais preciosos longe da costa, à região tinha, como grande riqueza, um planalto coberto de matas cortadas por um rio cheia de cachoeiras e vasta plantação de coqueiros agrestes. Esses coqueiros deram origem à grande fazenda onde a história da cidade de Cássia dos Coqueiros começou a ser traçada.

A passagem de Sesmaria a vilarejo foi rápida e, em 13 de abril de 1898, por provisão do Vigário Capitular Cônego Esechias Galvão de Fontoura, foi criada a paróquia de Santa Rita de Cássia dos Coqueiros. Três anos mais tarde foi instalado o distrito policial do município. Em 1899 o lugar recebe o título de Distrito da Paz através da Lei 680 de 14 de setembro, em 1958 é oficializado município.

Integrando a região administrativa da cidade de Ribeirão Preto, Cássia dos Coqueiros oferece hoje um excelente padrão de vida aos seus 2.871 habitantes - espalhados entre a faixa urbana e zona rural - que vivem com segurança, saúde, saneamento básico e abastecimento de água para 100% da população.

A cidade faz divisa com os municípios de Mococa (sul), Cajuru (oeste), Santo Antônio da Alegria (norte) e Monte Santo de Minas (leste).

Cássia possui:

 

01 Centro médico denominado Dr. Pedreira de Freitas, conveniado ao Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, o que facilita o encaminhamento de pacientes que não possam ser tratados na unidade local

01 Centro de Saúde, onde funciona o PSF - Programa de Saúde da Família

01 Agência Bancária (Santander)

01 Creche Municipal

01 Centro Comunitário

01 Centro de Convivência do idoso,

01 Rotary Clube

06 Igrejas, sendo 05 delas evangélicas

01 Escola

Mais de 60 empresas de diferentes áreas de economia

 

SUA RELIGIOSIDADE

Encontro de Santos Reis

Realizado anualmente, no último domingo de janeiro ou primeiro de fevereiro, o evento reúne as Companhias de Reis de todo o Município e da região, para se apresentarem na Praça da Matriz de Cássia dos Coqueiros. O evento atrai milhares de religiosos, devotos a Santos Reis, além de reunir familiares e amigos, que acompanham juntos os cânticos de cada Companhia.

 

Padroeira Santa Rita de Cássia

A festa em louvor à Santa Rita - a Padroeira da cidade, é realizada anualmente, do dia 16 ao dia 22 de maio. O evento recebe milhares de religiosos e devotos à Santa. Romeiros vêm de várias cidades da região para cumprir promessas e agradecer às graças alcançadas. Durante os dias do evento, são realizados na Barraca da Festa, almoços e jantares (realizados por voluntários e festeiros) com pratos bem conhecidos: leitoa assada e frango assado. Além disso, são promovidos bingos, leilões, entre outras atividades para interação dos visitantes.

A Festa se encerra no dia 22 (dia da Padroeira), com duas tocantes missas, uma às 10:00h da manhã, e outra às 17:00h, a última acompanhada de uma procissão, onde os fiéis se revezam para carregar a imagem de Santa Rita, cercada de centenas de rosas de várias cores. É comum encontrar crianças vestidas de anjo para o pagamento de promessas e muitos percorrem o trajeto da procissão descalços. Ao final, são distribuídas rosas a todos os presentes, e todos se maravilham com o espetáculo proporcionado por fogos de artifícios.

 

TURISMO

Cassia dos Coqueiros localizada no estado de São Paulo é considerada um centro turístico, tendo como opções a Cachoeira do Itambé (86 m de queda), Mirante (1270 m de altitude) e a Toca da Onça, localizada próximo ao mirante.

 

LAZER E TURISMO

Cortada por rios e rodeada de matas nativas, Cássia dos Coqueiros tem nas cachoeiras os seus maiores atrativos. Cerca de 20 (13 com boa queda d’água e poço para nadar) ficam em propriedades particulares, afastadas da zona urbana. Para chegar a elas, basta perguntar na praça central, todos conhecem os caminhos. A mais famosa, Itambé (mais de 80 metros de queda livre), fica em uma fazenda com acesso controlado de visitas. Mesmo assim, cerca de 400 pessoas passam pelo lugar nos finais de semana.

Uma vista deslumbrante é o que as pessoas encontram ao chegar ao Mirante das Areias. Com 1.270 metros de altitude, é possível avistar as sete cidades vizinhas (dos estados de São Paulo e Minas Gerais). O local ainda permite a prática de vôo livre e de caminhadas ecológicas.

 

Entre os principais pontos turísticos estão:

– Cachoeira Itambé (com 86 metros de queda);

– Fazenda Tradição – Bairro Serrinha;

– Mirante (com 1.270 metros de altura);

– Moinho de Fubá – Bairro Congonhas, na chegada à cidade;

– Toca da Onça.

A cidade está localizada a 78 km de Ribeirão Preto. Bem pertinho. Este passeio é imperdível!

 

HOSPEDAGEM

POUSADA ROCCAPORENA

A pousada tem 35 mil metros quadrados de Mata Atlântica primária, totalmente preservada. Animais silvestres habitam a área.

A casa se debruça sobre um rio com corredeiras, piscinas naturais e cachoeiras de 8 metros de altura.

É uma pousada onde se mesclam sofisticação e simplicidade.

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro



Próxima Sessão

SESSÃO ORDINARIA


20 DE FEVEREIRO - 20:00 horas

SALA DAS SESSÕES